O pensamento é tudo na vida. É pensando que a criatura constrói o triunfo ou o fracasso. E é pensando, também, que ela se faz feliz ou infeliz, sadia ou doente. — Luiz de Mattos, Fundador do Racionalismo Cristão

Prefácio - Orientações para uma vida equilibrada - Por Antão Luz

O mundo está mergulhado num oceano de materialismo que ofusca a mente das criaturas que ainda não têm a mínima preparação sobre a vida inteligente fora da matéria física.

As convulsões que se notam, as agitações de inconformismo que se vêm registando, põem em evidência o excesso de materialismo a que a maioria se entrega.

Os desequilíbrios nos orçamentos dos países e consequentemente das famílias já se generalizaram, as sevícias a que pequenos grupos organizados submetem a maioria, são a demonstração clara de grande perturbação psíquica a que urge por cobro.

Infelizmente existem milhares e milhares de criaturas com um viver tão desequilibrado que muitas vezes até parece que nasceram para o fracasso, a angústia e a infelicidade, mas aprendemos no estudo da espiritualidade que ninguém nasceu para o fracasso e a infelicidade. Há, sim, muita necessidade de uma pronta reação dos que não querem soçobrar.

A maioria vive desnorteada, preocupada e sem saber qual o caminho certo a seguir.

Não há dúvida de que se torna necessário um semáforo que indique o caminho que o viandante, os passageiros deste nosso barco comum que é o planeta Terra deve palmilhar, pisando firme, rumo à meta desejada.

A espiritualidade autêntica tem a grande sabedoria de dizer à humanidade como se deve viver para ser feliz. Essa felicidade, ninguém a dá ao semelhante. É a própria criatura que cria e conserva a felicidade. Para isso, é preciso saber caminhar na vida de tantas desilusões, sempre com honestidade, com amor ao trabalho, sendo útil, sendo amiga, sendo humana, respeitando os direitos alheios, assim como deseja ser respeitada.

É chegado o momento de a maioria, se não toda a HUMANIDADE, tomar conhecimento de que existe um local onde se ministram lições a todos que anseiam por encontrar essa bússola que lhes indique o caminho a seguir com mais segurança, com dias serenos e noites sem trevas, nesta sinuosa estrada que a vida terrena oferece a todos, sem exceção. Nesse local, onde as pessoas são esclarecidas espiritualmente, tomam consciência da sua constituição como força e matéria (espírito e corpo), compreendem o grande valor que o pensamento tem na vida de cada um. Aí as criaturas são fortalecidas para enfrentarem as vicissitudes a que todos estão sujeitos, sem lamúrias ou recriminações.

Aprendemos que o ser esclarecido espiritualmente tem um compromisso consigo mesmo, que é o de procurar aprender sempre mais e mais, a fim de poder transmitir o seu aprendizado àqueles com quem convive, pois não adianta somente aprender e guardar para si. Todos têm o dever de transmitir aos seus semelhantes tudo aquilo que enriquece os seus espíritos e que pondo-os em prática, no seu dia-a-dia, poderão passar a ter uma vida relativamente tranquila e feliz.
Tenhamos em atenção o que escreveu o grande filologista brasileiro, Júlio Ribeiro:

“O homem que sabe servir-se da pena, que pode publicar o que escreve e que não diz a seus compatriotas o que entende ser a verdade, deixa de cumprir um dever, comete o crime de covardia, é mau cidadão.”

Ana Luz, como estudiosa da espiritualidade autêntica, não querendo guardar só para si o que vem aprendendo, resolveu pôr mãos à obra e fez o presente trabalho de recolha de sentenças de altíssimo valor moral, a que denominou ORIENTAÇÕES PARA UM VIVER EQUILIBRADO.

Estamos convencidos de que as orientações contidas neste modesto trabalho, poderão ajudar, os que se dignarem lê-lo, a escolher o melhor caminho a seguir nas perigosas e traiçoeiras encruzilhadas desta vida.
Antão da Luz